Biblioteca

Cadernos de Resultados

 

Trabalhos em Destaque - 7ª edição

Autores: Diversos

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 52
Resumo: Esta publicação é editada pelo projeto Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, coordenado pela Vice-Presidência de Ensino, Comunicação e Informação da Fundação Oswaldo Cruz e apresenta os trabalhos que se destacaram na 7ª edição da Olimpíada (2013-2014).

Capa caderno de resultados 6ª OBSMA

 

Trabalhos em Destaque - 6ª edição

Autores: Diversos

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 56
Resumo: Esta publicação é editada pelo projeto Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, coordenado pela Vice-Presidência de Ensino, Comunicação e Informação da Fundação Oswaldo Cruz e apresenta os trabalhos que se destacaram na 6ª edição da Olimpíada (premiação em 2012).

 

Trabalhos em Destaque - 4ª e 5ª edições

Autores: Diversos

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 80
Resumo: Esta publicação é editada pelo projeto Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, coordenado pela Vice-Presidência de Ensino, Comunicação e Informação da Fundação Oswaldo Cruz e apresenta os trabalhos que se destacaram nas 4ª e 5ª edições da Olimpíada.

 

Trabalhos em Destaque - 3ª edição

Autores: Diversos

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 36
Resumo: Esta publicação é editada pelo projeto Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, coordenado pela Vice-Presidência de Ensino, Comunicação e Informação da Fundação Oswaldo Cruz e apresenta os trabalhos que se destacaram na 3ª edição da Olimpíada.

 

 

 

Publicações

 

Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem

Autor:  Marco Rieckmann / Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)

Ano: 2017

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 62
Resumo: O objetivo desta publicação é ser um guia para profissionais da educação sobre o uso da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) na aprendizagem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, consequentemente, contribuir para a realização dos ODS. O guia identifica objetivos de aprendizagem indicativos e sugere temas e atividades de aprendizagem para cada ODS. Ele também apresenta métodos de implementação em diferentes níveis, desde a formulação de cursos até estratégias nacionais (Qian Tang, diretor-geral assistente para Educação da UNESCO).
Para solicitar cópias impressas, entre em contato com: grupoeditorial@unesco.org.br

Fonte: Unesco no Brasil

 

Transgênicos em debate

Autor: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz

Ano: 2007

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 37
Resumo: As implicações da produção e do uso de organismos geneticamente modificados na agricultura são tema de publicações elaboradas pelo Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida. Os textos – elaborados a partir de conversas com cerca de 100 agricultores – procuram oferecer informações seguras sobre o tema e apresentar argumentos contra e a favor do uso de transgênicos. O material foi publicado em duas versões, uma para adultos e outra para o público infanto-juvenil

 

Dossiê Abrasco - Impactos dos Agrotóxicos na Saúde

Autor: Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), EPSJV/Fiocruz e Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

Ano: 2015

Idioma: Português

Tipo de arquivo: Digital

Link para acessar a versão online do Dossiê: AQUI

Resumo: Os organizadores do livro disponibilizam informações que comprovam o elevado índice de agrotóxicos nos alimentos, nas águas dos rios e até no leite materno de muitas brasileiras. O veneno é utilizado diariamente e faz do Brasil o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. 

 

Anuário Brasileiro da Educação Básica 2015

Autor: Todos Pela Educação e Editora Moderna

Ano: 2015

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 156
Resumo: o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2015 traz as principais estatísticas oficiais da educação brasileira e oferece recortes analíticos por meio de séries históricas e informações sociodemográficas. Esta é a primeira edição da publicação lançada após a sanção do Plano Nacional de Educação – PNE, em 2014. 

 

Coleciona: fichário d@ Educador Ambiental, n. 13, "Educação ambiental e agricultura familiar"

Autor: Diversos - Departamento de Educação Ambiental/Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente

Ano: 2015

Idioma: Português

Tipo de arquivo: Digital

Link para acesso: AQUI

Resumo: o Coleciona voltou seu olhar para o meio rural, mais particularmente para a Agricultura Familiar, o que traz a perspectiva de pensar a Educação Ambiental articulada a um conjunto de temas como: a segurança e a soberania alimentar, as lutas camponesas, a agroecologia, o desenvolvimento científico e tecnológico voltado à produção rural, os saberes tradicionais, a organização social dos trabalhadores rurais, entre outros.

 

Água - Manual de sobrevivência para a crise

Autor: Aliança pela Água

Ano: 2015

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 32
Resumo: A Aliança pela Água, rede de entidades da sociedade civil que promove iniciativas sobre a questão da crise hídrica paulista, lançou no Dia Mundial da Água uma cartilha para conscientização sobre o uso sustentável deste recurso e que atitudes devem ser tomadas quando há corte prolongado no abastecimento. No “Manual de Sobrevivência para a Crise” encontram-se também dicas práticas sobre como economizar o máximo de água no dia-a-dia, cuidados com a saúde, fontes alternativas e segurança no reuso.

 

Histórias da luta contra a Aids - Volume 1 - A união de todos os atores para o enfrentamento à Aids

Autor: Jarbas Barbosa, Marinella Della Negra, Richard Parker

Ano: 2015

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 27
Resumo: Em comemoração aos 30 anos de formalização da resposta brasileira à epidemia de HIV/AIDS, instituída pelo Ministério da Saúde em 1985,  o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais está lançando uma série de fascículos com artigos de algumas das pessoas e organizações que foram relevantes nessa história. A coleçãotraz relatos sobre o processo de construção da política de saúde para HIV/AIDS, marcos históricos e perspectivas para o futuro. 

 

Recursos Hídricos no Brasil - Problemas, desafios e estratégias para o futuro

Autor:  José Galizia Tundisi (coordenador)

Ano: 2014

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 75
Resumo: A publicação é resultado do trabalho de diversos pesquisadores envolvidos no Grupo de Estudos da Academia Brasileira de Ciências sobre Recursos Hídricos no Brasil. Os estudos abordam aspectos multidisciplinares da questão hídrica para fornecer uma visão integrada que contribua com a gestão e formulação de políticas públicas de uso da água no país.

 

Revista Poli

Ano VII – nº 38 – janeiro/fevereiro de 2015

Publicação: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fiocruz

Autores: Diversos

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 26
Resumo: Os impactos socioambientais da mineração em vários estados brasileiros são o tema da matéria de capa dessa edição, que também traz reportagem sobre a lei aprovada recentemente que permitiu a entrada do capital estrangeiro nos serviços de saúde.

 

Desenvolvimento sustentável e saúde

Tendências dos indicadores e desigualdades no Brasil

Autor: Carlos Corvalan, Elisabeth Carmen Duarte, Enrique Vazquez

Ano: 2014

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 30
Resumo: Desenvolvimento Sustentável pode ser definido como a satisfação das necessidades da atual geração sem comprometer a capacidade de satisfação das necessidades das gerações futuras, sendo compreendido em três dimensões: a dimensão social, a ambiental e a econômica (ONU, 1987). A saúde e um componente essencial do desenvolvimento sustentável. Em 2012, essa visão foi reconhecida no documento final da RIO+20, em seu parágrafo 138: “reconhecemos que a saúde é uma condição prévia, um resultado e um indicador das três dimensões do desenvolvimento sustentável (...) Estamos convencidos de que as medidas sobre os determinantes sociais e ambientais da saúde, tanto para os pobres e vulneráveis como para toda a população, são importantes para criar sociedades inclusivas, equitativas, economicamente produtivas e saudáveis” (ONU, 2012).

Motivado por essa afirmativa, o objetivo desta publicação foi descrever a evolução simultânea e as tendências de indicadores selecionados das dimensões econômica, social e ambiental, e debater sobre as desigualdades ao longo das últimas duas décadas, considerando o ponto de vista da saúde. (Texto por Organização Pan-Americana da Saúde)

 

Guia Alimentar para a População Brasileira - 2ª edição

Autor: Ministério da Saúde - Secretaria de Atenção à Saúde - Departamento de Atenção Básica

Ano: 2014

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 156
Resumo: A intençãodo Guia Alimentar é promover a saúde e a boa alimentação, combatendo a desnutrição, em forte declínio em todo o país, e prevenindo enfermidades em ascensão, como a obesidade, o diabetes e outras doenças crônicas, como AVC, infarto e câncer. Além de orientar sobre qual tipo de alimento comer, a publicação traz informações de como comer e preparar a refeição, e sugestões para enfrentar os obstáculos do cotidiano para manter um padrão alimentar saudável, como falta de tempo e inabilidade culinária. (Texto por Ministério da Saúde)

 

Livro Vermelho da Flora do Brasil

Autor:  Gustavo Martinelli, Miguel Avila Moraes (organizadores)

Ano: 2013

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 1100
Resumo: A publicação científica reúne avaliações sobre o risco de extinção de espécies de plantas no país e representa uma contribuição da comunidade científica para a atualização da “Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção”, que está a cargo do Ministério do Meio Ambiente. (Texto por Centro Nacional de Conservação da Flora)

 

Panorama da Biodiversidade nas Cidades

Ações e Políticas – Avaliação global das conexões entre urbanização, biodiversidade e serviços ecossistêmicos 

Autor: Secretariat of the Convention on Biological Diversity

Ano: 2012

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 64
Resumo: A publicação combina ciência e políticas em uma avaliação global das conexões entre a urbanização, a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos. Ela apresenta boas práticas e traz orientações fundamentais sobre a conservação e o uso sustentável da biodiversidade. 

A principal mensagem é que as áreas urbanas devem proporcionar maior cuidado aos ecossistemas de que dependem, inclusive pela geração de diversos serviços ecossistêmicos com iniciativas de projeto e restauração e a redução de seus impactos ambientais, com maior eficiência no uso de materiais e energia e o uso produtivo dos resíduos. (Texto por Ministério do Meio Ambiente)

 

Mudanças Climáticas Globais e seus Efeitos sobre a Biodiversidade

Caracterização do clima atual e definição das alterações climáticas para o território brasileiro ao longo do século XXI

Autor: José A. Marengo

Ano: 2006

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 201
Resumo: O pesquisador do CPTEC/INPE Dr. José A. Marengo, descreve, através de análises de dados e resultados de modelos numéricos avançados, o estado atual e passado do clima e sua projeção para o final do século XXI.

 

Insetos

Uma aventura pela Biodiversidade

Autores: Carlos Eduardo Almeida, Jane Costa, Márcio Félix e Nicolau Maués Serra-Freire

Ano: 2010

Idioma: Português

Tipo de arquivo: Flash (visualização on-line)

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 376
Resumo: A diversidade e a beleza estética dos insetos são o foco principal desta obra, que foi elaborada para apresentar de forma simples, clara e objetiva o espetacular e curioso universo dos insetos. Assim, estudantes, professores e pessoas apaixonadas pela natureza em geral podem, dentro do contexto científico, se deliciar com as peculiaridades destes seres, conhecer sua diversidade de formas, capacidade de adaptação e entender o porquê do sucesso destes animais que dominam nosso planeta.

 

Filosofando

Introdução à Filosofia

Autoras: Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins

Idioma: Português

Tipo de arquivo: Flash (visualização on-line)

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 390
Resumo: O estudo de Filosofia, disciplina interdisciplinar por natureza, estimula o aluno a superar a fragmentação do saber e a contextualizar o conhecimento. A abordagem temática, privilegiada pelas autoras, facilita a contextualização e a interdisciplinaridade, tão necessárias para que a aprendizagem não se faça à margem da vida e dos problemas que os alunos enfrentam no seu cotidiano.

 

Revista Trabalho, Educação e Saúde

Volume 10 – Número 3 – Terceiro Fascículo de 2012

Autores: Diversos

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para acessar essa edição da revista: AQUI

Páginas: Variam de acordo com os artigos
Resumo: O terceiro fascículo de 2012 traz textos sobre formação profissional, educação permanente em espaços de trabalho de assistentes sociais, visita domiciliar como experiência de ensino-aprendizagem, além da divisão do trabalho social sob a ótica de profissionais administrativos, saúde mental de cuidadores, conhecimento sobre saúde bucal de pedagogos e a relação entre medicina, educação e sociedade na perspectiva do discurso médico higienista do início do século XX.
Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Seu público-alvo é formado por pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais vinculados aos serviços de saúde, e docentes e gestores do campo da educação profissional em saúde.

 

Revista Ciência e Saúde Coletiva

Volume 17 – nº 10 – outubro 2012

Publicação: Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO)

Editora: ABEC

Autores: Diversos

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 283
Resumo: Este número da Revista Ciência e Saúde Coletiva vem trazer a contribuição de diversos saberes disciplinares incluindo os debates da Rio+20.

 

Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde

Publicação: Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO)

Autores: Diversos

Ano: 2012

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: Parte 1: 88 páginas; Parte 2: 140 páginas; Parte 3: 245 páginas
Resumo: Nos últimos três anos o Brasil vem ocupando o lugar de maior consumidor de agrotóxicos no mundo. Os impactos à saúde pública são amplos porque atingem vastos territórios e envolvem diferentes grupos populacionais como trabalhadores em diversos ramos de atividades, moradores do entorno de fábricas e fazendas, além de todos nós que consumimos alimentos contaminados. Tais impactos são associados ao nosso atual modelo de desenvolvimento, voltado prioritariamente para a produção de bens primários para exportação.
Nos recentes eventos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), como o I Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental e o V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, foram aprovadas moções sugerindo um maior envolvimento de nossa entidade com essas questões, principalmente as relacionadas aos agrotóxicos.
O GT de Saúde e Ambiente da ABRASCO tem produzido várias reflexões sobre esse tema e, em sua oficina realizada no VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, decidiu contribuir com a iniciativa de construir, junto com os GTs, Comissões e associados da ABRASCO, um Dossiê sobre os impactos dos Agrotóxicos na Saúde no Brasil.
Esse Dossiê visa alertar, por meio de evidências científicas, as autoridades públicas nacionais, internacionais e a sociedade em geral para a construção de políticas públicas que possam proteger e promover a saúde humana e dos ecossistemas impactados pelos agrotóxicos.

 

Revista Poli

Ano V – nº 25 – setembro/dezembro de 2012

Publicação: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fiocruz

Autores: Diversos

Ano: 2012

Idioma: Português

Tipo de arquivo: PDF

Link para baixar o arquivo: AQUI

Páginas: 30
Resumo: O lixo é tema da matéria de capa desta edição, que também traz entrevista com o cientista político Luiz Werneck Vianna e reportagem sobre o direito de greve no serviço público.