Dúvidas frequentes

 

“Quero participar, mas não sei o que fazer! Estou confuso!”

Não é preciso se desesperar! Neste espaço você encontrará algumas dúvidas que outras pessoas já tiveram ao se inscrever na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. Pode ser igual ou parecida com a sua pergunta.

 
Se a sua dúvida não fizer parte das questões abaixo:

Envie um e-mail para a equipe olímpica (olimpiada@fiocruz.br) explicando com detalhes qual o seu problema. Não se esqueça de enviar suas informações pessoais junto com as dúvidas, para que nós possamos entrar em contato assim que possível.

Vamos lá!

 
— Meu CPF aparece como inválido, o que devo fazer?

Quando ocorrer qualquer problema com o sistema de cadastro, envie um e-mail para a Coordenação Nacional (olimpiada@fiocruz.br) com os seus dados, detalhando o máximo possível o ocorrido, ou entre em contato pelo telefone (21) 2560-8259.

 
— Mudei de endereço, como devo proceder?

Faça o login, ou seja, coloque seu CPF e senha no sistema de cadastro, e vá em Alterar dados para alterar seu endereço.

 
— Depois que inscrevi o trabalho no site, eu posso mudar as informações sempre que quiser?

Não. A alteração dos dados cadastrais do trabalho só poderá acontecer enquanto o projeto não receber a validação. Portanto, é interessante ter todos os dados sobre a inscrição separados e bem pensados para a execução.

 
— Quantos trabalhos o professor pode inscrever na Olimpíada?

Não há limites de número de trabalhos inscritos, cada professor pode inscrever nas diferentes categorias e modalidades quantos trabalhos desejar.

 
— O professor que trabalha em mais de uma escola, pode participar mais de uma vez com trabalhos diferentes?

Sim.

 
— Quais são os temas mais abordados nos trabalhos enviados?

Temas relacionados ao meio ambiente, como reciclagem, poluição, sustentabilidade e aquecimento global são alguns dos mais abordados pelos trabalhos enviados à Olimpíada. Muitos professores também mobilizam seus alunos para realizarem projetos sobre prevenção de doenças, preservação dos ecossistemas e interação do cidadão com a natureza.

 
— O que acontece após o processo de inscrição?

O seu trabalho será avaliado por nossa coordenação pedagógica, para que seja verificada a coerência com a temática desta olimpíada. Se atender ao que é descrito no Regulamento, será validado e encaminhado à comissão de avaliação.

 
— Como o meu trabalho vai ser avaliado?

Os trabalhos são avaliados, primeiramente, por comissões regionais que indicam os destaques em cada Regional da Obsma, por categoria e modalidade. Todos os trabalhos que se destacam nas seis regionais participam da avaliação nacional.

 
— Posso acompanhar on-line as etapas que meu trabalho percorre?

A qualquer momento, o professor responsável pode consultar o andamento de sua inscrição através do site. Basta clicar em Cadastro e fazer o login para saber se o seu trabalho chegou ou se já foi avaliado.

 
— Por que eu, aluno, não posso inscrever meu trabalho?

A participação do aluno é fundamental! A irreverência e a criatividade, próprias da juventude, são a força motriz do trabalho pedagógico. Sem isso, seria difícil acreditar em um futuro melhor para as próximas gerações. No entanto, o professor é o responsável pelo trabalho na escola e cabe a ele, como coordenador da atividade, inscrever o trabalho.

 
— Qual é a premiação?

O professor e um aluno dos trabalhos destacados na fase regional são premiados com medalhas e placas, participam dos eventos culturais programados e da cerimônia de premiação nacional na cidade do Rio de Janeiro. Na cerimônia de premiação nacional, são anunciados os destaques nacionais e os escolhidos recebem uma homenagem da Olimpíada.

 
— No momento do cadastro, pedem um endereço de e-mail, mas eu não possuo um. Preciso pagar para ter um?

Não. Hoje em dia existem diversos provedores de correio eletrônico (ou seja, sites que ofecerecem serviço de e-mails gratuitamente). Os mais conhecidos são Gmail, Yahoo e Hotmail.

 
— Vocês pediram para que nós olhássemos a ficha de inscrição do trabalho antes de preencher o formuláro, mas diz que é um arquivo em PDF e não abre. Como faço?

Você deve ir até o site da Adobe e baixar o programa Adobe Reader para poder visualizar um arquivo em PDF. Ou então, clique aqui e baixe direto o programa.

 

— Posso inscrever um trabalho realizado por alunos do 3º ano do Ensino Médio, sendo que a premiação da Olimpíada acontece ano que vem, quando eles já estarão formados?

Sim!

 
—  O que é o Prêmio Obsma - Ano Oswaldo Cruz? Como faço para meu trabalho concorrer?

Além de concorrer à premiação tradicional, um trabalho irá receber destaque especial na 9ª Obsma (2017-2018) se tiver utilizado como referência bibliográfica recursos que tenham sido produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tais como artigos, capítulos, livros, teses, dissertações e/ou recursos educacionais (multimídias, jogos educacionais, sites, filmes, vídeos, entre outros). Saiba como concorrer ao prêmio lendo este texto.

 

—  Onde posso achar materiais interessantes para fazer pesquisas sobre saúde, meio ambiente e ciências?

Confira nesta página algumas fontes de pesquisa que listamos para você!