Dúvidas frequentes

 

“Quero participar, mas não sei o que fazer! Estou confuso!”

Não é preciso se desesperar! Neste espaço você encontrará algumas dúvidas que outras pessoas já tiveram ao se inscrever na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. Pode ser igual ou parecida com a sua pergunta.

 
Se a sua dúvida não fizer parte das questões abaixo:

Envie um e-mail para a equipe olímpica (olimpiada@fiocruz.br) explicando com detalhes qual o seu problema. Não se esqueça de enviar suas informações pessoais junto com as dúvidas, para que nós possamos entrar em contato assim que possível.

 
Meu CPF aparece como inválido, o que devo fazer?

Quando ocorrer qualquer problema com o sistema de cadastro, envie um e-mail para a Coordenação Nacional (olimpiada@fiocruz.br) com os seus dados, detalhando o máximo possível o ocorrido, ou entre em contato pelo telefone (21) 2560-8259.

 
Mudei de endereço, como devo proceder?

Faça o login, ou seja, coloque seu CPF e senha no sistema de cadastro, e vá em “alterar dados”, para alterar seu endereço.

 
Depois que inscrevi o trabalho no site, eu posso mudar as informações sempre que quiser?

Não. A alteração dos dados cadastrais do trabalho só poderá acontecer enquanto o projeto não receber a validação. Portanto, é interessante ter todos os dados sobre a inscrição separados e bem pensados para a execução.

 
Quantos trabalhos o professor pode inscrever na Olimpíada?

Não há limites de número de trabalhos inscritos, cada professor pode inscrever nas diferentes categorias e modalidades quantos trabalhos desejar.

 
O professor que trabalha em mais de uma escola, pode participar mais de uma vez com trabalhos diferentes?

Sim.

 
Quais são os temas mais abordados nos trabalhos enviados?

Temas relacionados ao meio ambiente, como reciclagem, poluição, sustentabilidade e aquecimento global são alguns dos mais abordados pelos trabalhos enviados à Olimpíada. Muitos professores também mobilizam seus alunos para realizarem projetos sobre prevenção de doenças, preservação dos ecossistemas e interação do cidadão com a natureza.

 
O que acontece após o processo de inscrição?

O seu trabalho será avaliado por nossa coordenação pedagógica, para que seja verificada a coerência com a temática desta olimpíada. Se atender ao que é descrito no regulamento, será validado e encaminhado à comissão de avaliação.

 
Como o meu trabalho vai ser avaliado?

Os trabalhos são avaliados, primeiramente, por comissões regionais que indicam os destaques em cada regional, por categoria e modalidade. Todos os trabalhos que se destacam nas seis regionais participam da avaliação nacional.

 
Posso acompanhar on-line as etapas que meu trabalho percorre?

A qualquer momento, o professor responsável pode consultar o andamento de sua inscrição através do site. Basta clicar em cadastro e fazer o login para saber se o seu trabalho chegou ou se já foi avaliado.

 
Por que eu, aluno, não posso inscrever meu trabalho?

A participação do aluno é fundamental! A irreverência e a criatividade, próprias da juventude, são a força motriz do trabalho pedagógico. Sem isso, seria difícil acreditar em um futuro melhor para as próximas gerações. No entanto, o professor é o responsável pelo trabalho na escola e cabe a ele, como coordenador da atividade, inscrever o trabalho.

 
Qual é a premiação?

O professor e um aluno dos trabalhos destacados na fase regional são premiados com medalhas e placas e participam dos eventos programados e da cerimônia de premiação nacional. Na cerimônia de premiação nacional serão anunciados os destaques nacionais e os escolhidos recebem uma homenagem da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente.

 
No momento do cadastro, pedem um endereço de e-mail, mas eu não possuo um. Preciso pagar para ter um?

Não. Hoje em dia existem diversos provedores de correio eletrônico (ou seja, sites que ofecerecem serviço de e-mails gratuitamente). Os mais conhecidos são gmail,, yahoo e hotmail..

 
Vocês pediram para que nós olhássemos a ficha de inscrição do trabalho antes de preencher o formuláro, mas diz que é um arquivo em pdf e não abre. Como faço?

Você deve ir até o site da Adobe e baixar o programa Adobe Reader para poder visualizar um arquivo em pdf. Ou então, clique aqui e baixe direto o programa.