Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência na Fiocruz está com inscrições abertas

Fonte: Museu da Vida

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Divulgação e Popularização da Ciência até 1º de fevereiro. Com 20 vagas, o curso é promovido pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz (COC), em parceria com Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Cecierj, Casa da Ciência e Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O foco é formar especialistas que possam atuar na presente e crescente demanda de mediação entre ciência, tecnologia e sociedade, incorporando a reflexão crítica necessária para a produção de diferentes processos e atividades de divulgação e popularização da ciência.

Desenvolvido por uma equipe multiprofissional, o curso é destinado a museólogos e outros profissionais ligados a museus e centros de ciência, cultura e arte; comunicadores; jornalistas; cientistas; educadores; sociólogos; cenógrafos; produtores culturais; professores de ciências licenciados (nível superior) e demais profissionais que atuam, seja no âmbito prático ou no acadêmico, na área da divulgação e popularização da ciência.

Com 360 horas presenciais, o curso é constituído por módulos que abordam aspectos históricos e conceituais do campo da divulgação científica; uma discussão introdutória sobre metodologia de pesquisa; oficinas instrumentais sobre interpretação e elaboração de textos acadêmicos; um ciclo de seminários que abrange assuntos variados; disciplinas eletivas; e o módulo final, com o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Para a elaboração do TCC, o discente será orientado por ao menos um docente do curso. O trabalho poderá ser uma monografia sobre tema ligado à Divulgação e Popularização da Ciência ou o desenvolvimento de um produto ou processo de Divulgação e Popularização da Ciência, com relatório incluindo discussão e problematização embasadas na literatura sobre o desenvolvimento deste produto ou processo.

O curso é gratuito, mas é cobrada uma taxa de R$ 70 de inscrição. As aulas terão início em 19 de março e serão ministradas na Oficina-Escola de Manguinhos às segundas e quartas-feiras, das 9h às 17h. O aluno deve estar preparado para algumas atividades externas nas instituições parceiras e em outros espaços.

Para mais detalhes sobre o curso, como disciplinas e documentos necessários para a inscrição, acesse a chamada pública.  As inscrições podem ser feitas na plataforma Siga-Fiocruz. A homologação das inscrições será divulgada no dia 16 de fevereiro. O resultado da primeira etapa do processo seletivo - análise de carta, pré-projeto e currículo - poderá ser conferido no site e Facebook do Museu da Vida no dia 21 de fevereiro. 

 

  • jan 29 2018