Exposição revela como a natureza inspira invenções humanas

Fonte: Museu da Vida

Quando surgem desafios na engenharia, na arquitetura, no design, na química, na física e até na matemática, a resposta pode estar... na natureza! Esse é o princípio da biomimética: transpor para técnicas de diferentes áreas as descobertas e soluções do mundo natural. Ficou curioso? Então visite a exposição “A Biomimética e o Design de Produto”, que entra em cartaz no Museu da Vida na próxima terça-feira, 31 de janeiro

O Palácio de Cristal, em Londres (abaixo), inspirou-se na estrutura da Vitória Régia (acima)

Produzida pelo Laboratório de Biomimética da Escola Superior de Desenho Industrial/Uerj, com recursos da Faperj, a mostra traz vários exemplos de como a natureza serviu de inspiração para vários produtos criados pelo homem. 

O fio de uma teia de aranha, cuja resistência é maior do que cinco vezes a de um fio de aço da mesma espessura, nos ensina sobre a obtenção de novos tecidos e materiais biodegradáveis resistentes, aplicáveis em cirurgias, tecidos e construções. As flores oferecem ótimas soluções para o design de sistemas de captação de luz solar para a geração de energia. Já o voo dos pássaros foi a principal inspiração para o pintor, escultor e inventor italiano Leonardo Da Vinci ao desenvolver seu projeto de avião em 1517.

Grandes obras da arquitetura também se basearam em estruturas observadas na natureza. É o caso do Palácio de Cristal, situado em Londres (Reino Unido), que teve sua inspiração na planta Vitória Régia. Ou da Catedral da Sagrada Família – projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí em Barcelona (Espanha) – cujo interior reproduz uma floresta de árvores.

Aproveite as férias e venha conferir essas e outras curiosidades! 

Exposição: “A Biomimética e o Design de Produto”
Inauguração: 31 de janeiro de 2017, às 11h
Temporada: até 27 de maio
Local: sala 307, Castelo Mourisco
Endereço: Fundação Oswaldo Cruz - Av. Brasil, 4.365 (altura da passarela 6) - Manguinhos, Rio de Janeiro-RJ
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30. Aos sábados, de 10h às 16h

Todas as visitas ao Museu da Vida são gratuitas

 

  • jan 26 2017