3ª Edição

A 3ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente premiou seus vencedores no dia 25 de maio de 2007, em evento integrado às comemorações do aniversário de 107 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Promovida em parceria com a Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), a 3ª edição foi encerrada no Rio de Janeiro, em cerimônia realizada na Tenda do Ciência em Cena, no campus de Manguinhos. “Toda abordagem no sentido da popularização da ciência e de envolver a juventude nisso é fundamental”, disse o ministro em seu discurso.

Um dia antes da cerimônia de premiação, os 28 trabalhos selecionados anteriormente, na Etapa Regional, se submeteram a novo processo seletivo, agora na Etapa Nacional, onde os 6 melhores de todo o Brasil foram eleitos. São eles: O triste fim de nosso herói e A flor do mangue, por Arte e Ciência, fundamental e médio, respectivamente. Cidadão ou habitante? e O pesadelo, por Produção de Textos e, por último, Proibido Leishmaniose e Projeto Interação foram os contemplados na modalidade Projeto de Ciências.

“Foi muito gostoso trabalhar com gente, principalmente, com criança. Elas estão me ensinando o mundo de novo”, comentou Anamaria Testa Tambellini, integrante da comissão avaliadora, após o processo de seleção dos ganhadores. Nessa terceira edição foram selecionados 93 trabalhos em Arte e Ciência, 100 em Produção de Textos e 107 em Projeto de Ciência, totalizando 300 projetos inscritos. Todos os vencedores da primeira fase vieram ao Rio de Janeiro para a Cerimônia de Premiação Nacional. Foram três dias de convivência entre os diferentes representantes de regiões do país, onde todos que participaram puderam trocar experiências e fazer novos amigos. Os alunos receberam medalhas, os professores e as escolas prêmios de qualidade do trabalho pedagógico. Além disso, foram entregues prêmios especiais aos participantes que mais se destacaram.

Professores e alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e médio, de escolas públicas e privadas, do Brasil inteiro, puderam participar.