Conheça as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030

Por assessoria de comunicação Obsma, com informações de (1) Nações Unidas e (2) Fundação Oswaldo Cruz


Ken Robinson/Global Goals, Nações Unidas

"A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável consiste em um plano de ação que orientará os trabalhos da Organização das Nações Unidas (ONU) e de seus Estados-membros no rumo do desenvolvimento sustentável até 2030. Aprovada em uma cúpula internacional realizada em 2015 em Nova York, a Agenda foi acordada pelos 193 Estados-membros da ONU e inclui uma Declaração, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) globais e 169 metas(2)".

A Agenda reflete os novos desafios de desenvolvimento e está ligada ao resultado da Rio+20, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro. Os Objetivos e metas universais abrangem três dimensões de maneira integrada — econômica, social e ambiental —, concentrando-se em iniciativas para, até 2030:

"acabar com a pobreza e a fome em todos os lugares;
combater as desigualdades dentro e entre os países;
construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas;
proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas;
e assegurar a proteção duradoura do planeta e seus recursos naturais
(1)."

As iniciativas vão também em direção à criação de "condições para um crescimento sustentável, inclusivo e economicamente sustentado, prosperidade compartilhada e trabalho decente para todos, tendo em conta os diferentes níveis de desenvolvimento e capacidades nacionais(1)".

Os 17 ODS envolvem muitas questões a serem monitoradas e dialogadas em um âmbito maior — o das instituições e governos. No entanto, as Nações Unidas reforçam o comprometimento de que "ninguém deverá ser deixado para trás". Assim, é importante que nós, cidadãos, estejamos bem informados sobre como as resoluções destes governos e instituições irão afetar as populações, e precisamos compreender tais temas com cada vez maior clareza para que possamos cobrar por melhorias em todos estes aspectos de nossa vida no planeta Terra.

Entendemos ser fundamental que os educadores brasileiros promovam discussões sobre desenvolvimento sustentável em sala de aula. A 9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vem, desta maneira, estimulando fortemente que professores e alunos da Educação Básica mobilizem em seus trabalhos reflexões criativas sobre as temáticas presentes nos Objetivos da ONU para que possamos, juntos, observar se e como as metas estão sendo cumpridas por estas instâncias.

 

Para mais informações, confira algumas iniciativas implementadas pela Fiocruz sobre os 17 ODS:

• Estratégia Fiocruz para Agenda 2030
• Ágora 2030 - Fiocruz lança plataforma e game sobre desenvolvimento sustentável
• Divulgação de notícias, produção acadêmica e material de pesquisa: Radar ODS - Observatório dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE Fiocruz)
• Outras fontes para pesquisar mais sobre o tema

 


A seguir, confira do que trata cada um dos 17 ODS clicando nos links disponíveis(1):

Arte ODS: adaptada por comunicação/Obsma

 

Arte ODS: adaptada por comunicação/Obsma

 

SAIBA MAIS SOBRE A 9ª OBSMA E INSCREVA SEU TRABALHO

 

 

  • dez 6 2017