Obsma e Fiocruz promovem diversas atividades de divulgação científica na Reunião Anual da SBPC 2017

Por Assessoria de Comunicação Obsma

De 17 a 22 de julho, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) esteve no grande evento de divulgação científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promovendo diversas atividades na SBPC Jovem, que ocorreu paralelamente à 69ª Reunião Anual da SBPC, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Várias unidades e projetos da Fundação participaram da programação especialmente produzida para crianças e adolescentes em Minas Gerais. Museu da Vida (COC/Fiocruz), Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Instituto René Rachou (Fiocruz Minas) e Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma/Vpeic/Fiocruz) compuseram o Espaço Fiocruz organizado na Tenda Jovem, uma área de 2 mil metros quadrados.

Saiba como foram as atividades:

 

Exposição Oswaldo Inspira: 100 anos sem Oswaldo Cruz – Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz

Homenageando o centenário de morte do patrono da Fundação Oswaldo Cruz, a exposição utilizou paineis que levaram o público a uma viagem no tempo por meio da biografia e da trajetória profissional do cientista. A exposição exibiu detalhes e curiosidades sobre sua vida, abordando especialmente sua paixão pela fotografia, além de relatos do próprio pesquisador e de outros expoentes científicos da época.

(Foto: divulgação Obsma)

 

 

Quiz Oswaldo Cruz – Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação/Fiocruz)

Em parceria com o projeto Oswaldo Inspira (IOC/Fiocruz) e alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a Obsma apresentou aos jovens visitantes um quiz — jogo interativo de perguntas e respostas — acerca da vida de Oswaldo Cruz e dos principais marcos da origem da instituição.

Além disso, a Obsma divulgou o início das inscrições para sua 9ª edição (2017-2018).

A atividade atraiu a participação de cerca de 350 estudantes da educação básica entre 10 e 18 anos ao longo dos seis dias da SBPC Jovem.

A Olimpíada também promoveu, durante a Reunião Anual da SBPC, o minicurso ‘Saúde e meio ambiente nas escolas’, ministrado pelas pesquisadoras da Fiocruz Cristina Araripe, coordenadora nacional da Obsma, e Cristiana Alves Brito (Fiocruz Minas), coordenadora da Regional Minas-Sul, que contou com participação de 30 inscritos entre professores, graduandos, pós-graduandos e agricultoras, atuantes nas áreas de saúde, educação básica e agroecologia.

Fotos da Obsma na SBPC Jovem | Fotos do minicurso - em breve

(Foto: divulgação Obsma)

 

Instituto René Rachou – IRR/Fiocruz Minas

A Fiocruz Minas apresentou suas pesquisas em doenças parasitárias e vetores por meio de diferentes projetos, como Eliminar a Dengue: Desafio Brasil, abordando a introdução da bactéria Wolbachia nas populações de Aedes aegypti junto ao público; a pesquisa do Grupo de Helmintologia e Malacologia Médica do IRR, com atividades sobre esquistossomose e outras helmintoses; e a apresentação do aplicativo de tecnologia móvel Triatokey, focado na identificação de vetores da doença de Chagas.

Outra participação do IRR foi a presença da diretora Zélia Profeta na mesa-redonda intitulada Palestras Clubes de Ciência Brasil, em que falou sobre oportunidades para a atuação de jovens estudantes na Fiocruz. Programa de Vocação Científica e Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente estiveram em pauta.

(Foto: Fiocruz Minas)

 

Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas – Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz

A carreta itinerante do Museu da Vida também levou atividades à SBPC Jovem e apresentou-as a partir de módulos interativos sobre insetos, observação com microscópio, anatomia e percepção humana. Além disso, os visitantes puderam conferir produções audiovisuais da Fiocruz como as séries ‘Ciência em Gotas’ e ‘Profissão Cientista’, além dos vídeos ‘Um cientista, uma história’.

No espaço da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC), o Museu da Vida apresentou ainda atividades ligadas ao projeto World Biotech Tour 2017 (WBT), com a presença dos jovens embaixadores que representam o Brasil.

(Foto: Museu da Vida/reprodução Facebook)

 

A SBPC estima que mais de 15 mil pessoas tenham passado pela UFMG durante a 69ª Reunião Anual.

No sábado (22), dia em que se encerraram as atividades da SBPC Jovem, o “Dia da Família na Ciência” recebeu mais de 2 mil pessoas visitando a mostra, contabilizou a organização do evento.

A coordenação geral do Espaço Fiocruz foi de Cristina Araripe, Cristiana Brito, Ana Carolina Gonzalez, Paulo Colonese, Bia Ayres e Raquel Aguiar.

 

  • jul 26 2017