Obsma marcará presença na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018 na Fiocruz

Por Comunicação Obsma

Confira programação da Olimpíada para a SNCT 2018. Todas as Regionais Olímpicas oferecerão atividades ao público durante o evento, que ocorre de 15 a 21 de outubro em todo o país

 

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) estará presente na 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que vai mobilizar o país de 15 a 21 de outubro. As ações promovidas pela Obsma serão oferecidas por suas seis Regionais Olímpicas e estão incluídas na programação especial da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a SNCT.

Atividades musicais e lúdicas, oficinas de produção de revistas em quadrinhos, jogos de tabuleiro, exibição de vídeos e debate comporão nossa programação por todo o Brasil. 

A SNCT 2018 é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e tem como tema 'Ciência para a redução das desigualdades'

Confira abaixo a lista de atividades e não deixe de participar da SNCT em sua região!

 

 

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE NA SNCT 2018

 

REGIONAL CENTRO-OESTE

Local: Fiocruz Brasília, Brasília-DF
Data: 16/10 e 17/10
Fiocruz Brasília promove uma dinâmica lúdica no formato de “programa de auditório”, buscando apresentar seus projetos aos visitantes.
A Regional Centro-Oeste da Obsma participa da visitação de escolas da rede pública à instituição e realiza o quiz “Olimpíada e os 17 ODS” – jogo de perguntas e respostas voltado a estudantes do 6º ao 9º ano e ensino médio. 

Um dos objetivos é apresentar as propostas da Agenda 2030 promovida pela ONU. Vamos trocar ideias sobre a presença dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia dos jovens.

 

REGIONAL MINAS/SUL

Local: Instituto René Rachou – Fiocruz Minas, Belo Horizonte-MG
Data: 17/10
Em seu estande, a equipe da Obsma Regional Minas/Sul irá oferecer duas oficinas de construção de publicações independentes (produção de revistas em quadrinhos), além de um mural temático, que será produzido por estudantes do ensino médio.

 

REGIONAL NORDESTE I

Local: Pesqueira-PE
Data: 15/10
A Regional Nordeste I da Obsma e outros projetos do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - Fiocruz Pernambuco irão até o município de Pesqueira para divulgar suas iniciativas junto ao público. A Olimpíada fará distribuição de material impresso e apresentará suas propostas.

Local: Recife-PE
Data: 16/10 a 21/10 
Equipe olímpica divulga projeto na Fundação Joaquim Nabuco.

 

REGIONAL NORDESTE II

Local: Instituto Gonçalo Moniz – Fiocruz Bahia, Salvador-BA
Data: 17/10 a 19/10
A Regional Nordeste II da Obsma participa de visitação de escolas da rede pública à instituição. Estudantes poderão tirar fotos em instalação da Olimpíada.

 

REGIONAL NORTE

Local: Largo de São Sebastião, Manaus-AM
Data: 15/10 a 21/10
A Obsma Regional Norte integra as atividades da Fiocruz Amazônia com atividades musicais e lúdicas abertas ao público.

 

REGIONAL SUDESTE

Local: Campus Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro-RJ
Data: 16/10 a 19/10

Equipe Obsma Regional Sudeste estará conversando com visitantes em seu estande, na tenda da SNCT, além de oferecer as atividades:

“Quiz Olimpíada e os 17 ODS” e tabuleiro sobre desenvolvimento sustentável – 16/10 a 19/10
Jogo de perguntas e respostas voltado a estudantes do 6º ao 9º ano e ensino médio. 
Um dos objetivos é apresentar as propostas da Agenda 2030 promovida pela ONU. Vamos trocar ideias sobre a presença dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia dos jovens.
Para as crianças do ensino fundamental que visitarem o estande, teremos um jogo de tabuleiro que também irá abordar o desenvolvimento sustentável.

Cine-debate Meninas de Ciências na Escola – 17/10, à tarde, no auditório do Museu da Vida
Na atividade, a Obsma exibe vídeos e conversa com estudantes do ensino médio sobre trajetórias profissionais de mulheres cientistas, com o propósito de estimular meninas e jovens mulheres a ingressarem em carreiras científicas.
O Colégio Estadual Dulce Petri, de Duque de Caxias-RJ, é nosso convidado para a atividade, que também será aberta a todos os visitantes da SNCT na Fiocruz.
As pesquisadoras da Fiocruz Cristina Araripe (Museu da Vida/COC), Maria Lúcia Cardoso (Ensp), Marcia Chame (Programa Institucional Biodiversidade & Saúde), Cristiane Braga (Provoc/EPSJV) e Aryella Maryah Correa (graduanda UFRJ/Pibit/CNPq) farão o debate com o público após a sessão de vídeos.

 

Clique aqui para acessar a programação completa da Fiocruz na SNCT
 

 

  • out 9 2018