No Espírito Santo, Obsma finaliza Oficinas Pedagógicas em dois municípios

Por assessoria de comunicação Obsma. Fotos: divulgação Obsma

Participantes da oficina de Produção Audiovisual com Daniele Grazinoli (no centro, abaixo) em Santa Teresa-ES

Nos dias 25 de outubro, 06, 07, 16 e 17 de novembro, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) realizou Oficinas Pedagógicas nos municípios de Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa, na Região Serrana do Espírito Santo.

Graças às parcerias firmadas com Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma/MCTIC) e secretarias municipais de Educação de Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá, a Coordenação Regional Sudeste da Obsma organizou Oficinas que contaram com a presença de 96 professores da rede pública dos dois municípios.

Em Santa Maria de Jetibá (25/10, 07/11 e 17/11), as atividades aconteceram na Secretaria Municipal de Educação. Em Santa Teresa, tivemos atividades no Inma (06/11) e no Polo Universidade Aberta do Brasil (16/11). Os professores tiveram a oportunidade de conhecer o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, que faz parte do Instituto, e participaram também de uma palestra no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - campus Santa Teresa sobre esquistossomose com Cristiano Lara Massara (Fiocruz Minas).

Oficina de Projeto de Ciências em Santa Teresa Palestra com Arlindo Serpa em Santa Maria de Jetibá
Professores em atividade da oficina de Produção Audiovisual em Santa Teresa Cristiano Massara faz apresentação sobre esquistossomose no Ifes

 

Cristina Araripe (VPEIC/Fiocruz), Ana Lucia Soutto Mayor (EPSJV/Fiocruz) e Daniele Grazinoli (UFRJ) ministraram as Oficinas de Projeto de Ciências, Produção de Textos e Produção Audiovisual, respectivamente. Arlindo Serpa (Inma) conduziu a apresentação sobre artrópodes e doenças.

Professores recebem kit da Série Vetores em Santa Maria de Jetibá

O material da Série Vetores — modelos tridimensionais montáveis que imitam as formas do mosquito-prego, borrachudo, pulga, barbeiro, mosquito-palha e carrapato —, criação do Programa Institucional Biodiversidade & Saúde/Fiocruz, foi utilizado para estimular a discussão entre os grupos de educadores.

As Oficinas Obsma no Espírito Santo foram as penúltimas do ciclo 2017. Esperamos voltar no ano que vem!

 

Confira todas as fotos das atividades!

 

E não esqueça:
As inscrições para a 9ª Obsma já estão abertas! Clique aqui e saiba mais.

 

  • nov 27 2017