Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente realizará oficinas de produção audiovisual para professores no Amazonas

Texto: Marlúcia Seixas – ILMD/Fiocruz Amazônia. Edição: Anna Carolina Düppre – comunicação Obsma/Coordenação Nacional

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) divulga os dias e horários das Oficinas Pedagógicas de produção audiovisual que serão realizadas no Amazonas. 

Estão agendadas três Oficinas, sendo duas em Manaus e uma em Iranduba. Em Manaus, acontecem na quarta e quinta-feira, 18 e 19/07, e em Iranduba, no dia 20/07, sexta-feira. Atividades são organizadas pela Regional Norte da Obsma, sob coordenação de Rita Bacuri (ILMD/Fiocruz Amazônia), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas.

As Oficinas Pedagógicas da Obsma são direcionadas a professores e alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e ensino médio, incluindo educação de jovens e adultos (EJA), de escolas públicas e privadas, interessados em abordar as temáticas de Saúde e Meio Ambiente em sala de aula, utilizando recursos relacionados a Projeto de Ciências, Produção de Texto e Produção Audiovisual, que são as três modalidades da Obsma. 

 

Sobre a Obsma

A Obsma é um projeto da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), criado em 2001. Sua finalidade é estimular a realização de ações e atividades educativas voltadas para os temas transversais de Saúde e de Meio Ambiente, permitindo aos professores ressignificarem suas práticas docentes e animar os estudantes a se aproximarem do conteúdo pedagógico sob um olhar voltado para a realidade local.

Em 2018, na sua 9ª edição, a Obsma tem como finalidade divulgar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são resultados de debates e negociações globais para a composição da agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável de 2015, a Agenda 2030.

 

Confira os locais das Oficinas

 

Manaus – 18/07/2018
Horário: 
8h às 17h
Local: Escola Estadual de Tempo Integral Maria Rodrigues Tapajós
Endereço:  Rua Goiânia, 701, Redenção

 
Manaus – 19/07/2018
Horário: 
8h às 17h
Local: Centro Cultural Aníbal Beça
Endereço: Av. Autaz Mirim, 9018, Novo Aleixo (ao lado do Hospital Platão Araújo)
Iranduba – 20/07/2018
Horário:
 8h às 17h
Local: Centro Estadual de Tempo Integral Maria Izabel Desterro e Silva
Endereço: Rodovia Carlos Braga, s/nº, Km 1, Zona Rural 

 

Sobre as Oficinas Pedagógicas

Com apoio do CNPq e MCTIC, as Oficinas Pedagógicas contribuem para promover a abordagem no ambiente escolar dos problemas de saúde e ambiente que acometem as comunidades em que cada escola está inserida. Além disso, visam incentivar o desenvolvimento de trabalhos nas linguagens de audiovisual, produção textual e elaboração de projeto de ciências com o foco nas temáticas educação, saúde e meio ambiente, permitindo o diálogo sobre os múltiplos discursos e práticas pedagógicas de diferentes cotidianos escolares.

As Oficinas Pedagógicas no Amazonas serão de Produção Audiovisual e terão carga horária de 8h, sendo de 8h às 17h em cada escola. As atividades serão ministradas por Wagner Nagib, produtor multimídia da Fiocruz Paraná.

 

  • jul 17 2018