Sobre as Oficinas Pedagógicas

Oficina para professores de Itacaré, BahiaOficina realizada em Itacaré-BA - Colégio Estadual Aurelino Leal​, novembro de 2015. Leia a reportagem.

Professores e professoras,

Todos sabemos que saúde e meio ambiente são temas importantes para a formação de cidadãos brasileiros conscientes e críticos. Mas você sabe por onde começar? Como abordar determinados temas com seus alunos? Como montar um projeto científico? Como estimular discussões sobre ecologia ou saúde pública? Que atividades práticas são mais interessantes? Estas e outras questões pedagógicas são comuns a profissionais que desejam trabalhar com estes assuntos.

A Olimpíada quer conversar com você, ouvir suas dúvidas e conhecer seu trabalho.

As Oficinas Pedagógicas são um espaço de formação continuada que oferecemos em busca de contribuir para o profissional da educação que, cada vez mais, deseja um Brasil mais saudável e sustentável.

As Oficinas Pedagógicas da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) são um de nossos canais de diálogo com professores e escolas de todo o país. Elas contam com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e são oferecidas a educadores interessados em abordar as temáticas de saúde e meio ambiente em sala de aula, utilizando recursos relacionados aos formatos projeto de ciências, produção de texto e produção audiovisual – as três modalidades de participação da Obsma. As Oficinas são pensadas como uma ação para construir, em parceria com professores de todo o Brasil, novas metodologias e abordagens pedagógicas que privilegiem a transversalidade e o diálogo entre a educação e os temas saúde e meio ambiente.

Aliados aos diversos debates atuais sobre a melhoria da qualidade da educação no país, estes temas têm sido constantemente tratados como uns dos eixos fundamentais na construção de currículos e propostas pedagógicas que visem fortalecer novas concepções educacionais. Portanto, a organização de Oficinas Pedagógicas propõe uma metodologia flexível, em que as atividades possam apresentar diferentes dinâmicas como aulas, palestras, seminários, bate-papos e práticas. As Oficinas procuram sempre possibilitar a divulgação científica no contexto da educação básica e o fortalecimento da prática docente.

Importante salientar também que esses dois grandes temas – saúde e meio ambiente –, aliados à produção científica e tecnológica e à educação, permitem discussões amplas no espaço das Oficinas, valorizando-se, sobretudo, o componente social como dimensão importante do processo, vinculando questões ambientais à noção de uma sociedade sustentável voltada para o bem-estar coletivo. O projeto partilha da ideia de que uma formação cidadã pressupõe integrar o indivíduo à natureza, onde um meio ambiente íntegro é pré-requisito ao direito básico da saúde.

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