Sobre as Oficinas Pedagógicas

Oficina realizada em Itacaré-BA - Colégio Estadual Aurelino Leal​, novembro de 2015. Leia a reportagem.

Professores e professoras,

Todos sabemos que saúde e meio ambiente são temas importantes para a formação de cidadãos brasileiros conscientes e críticos. Mas você sabe por onde começar? Como abordar determinados temas com seus alunos? Como montar um projeto? Como estimular discussões sobre ecologia ou saúde pública? Estas e outras questões pedagógicas são comuns a profissionais que desejam trabalhar com estes assuntos. A Olimpíada quer conversar com você, ouvir suas dúvidas e conhecer seu trabalho. A Oficina Pedagógica é um espaço de formação continuada que busca contribuir para o profissional da educação que, cada vez mais, deseja contribuir para um Brasil mais saudável e sustentável.

As Oficinas Pedagógicas da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) são um de nossos canais de diálogo com professores e escolas de todo o país. Ela conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é oferecida a educadores interessados em abordar as temáticas de saúde e meio ambiente em sala de aula, utilizando recursos relacionados a projeto de ciências, produção de texto e produção audiovisual – as três modalidades da Obsma. As oficinas são pensadas como uma ação para construir, em parceria com professores de todo o Brasil, novas metodologias e abordagens pedagógicas que privilegiem a transversalidade e o diálogo entre a educação e os temas saúde e meio ambiente.

Aliados aos diversos debates atuais sobre a melhoria da qualidade da educação no país, estes temas têm sido constantemente tratados como uns dos eixos fundamentais na construção de currículos e propostas pedagógicas que visem fortalecer as novas concepções educacionais. Justifica-se, portanto, a apresentação da proposta de organização de oficinas pedagógicas com metodologia flexível, isto é, que possam apresentar diferentes dinâmicas como aulas, palestras, seminários, bate-papos ou atividades práticas. Tais oficinas procuram sempre possibilitar a divulgação científica no contexto da educação básica e o fortalecimento da prática docente.

Importante salientar também que esses dois grandes temas – saúde e meio ambiente –, aliados à produção científica e tecnológica e à educação, possibilitam discussões amplas no espaço das oficinas, valorizando-se, sobretudo, o componente social como dimensão importante do processo, vinculando questões ambientais à noção de uma sociedade sustentável voltada para o bem-estar do coletivo. O projeto partilha da ideia de que uma formação cidadã pressupõe integrar o indivíduo à natureza, onde um meio ambiente íntegro é pré-requisito ao direito básico da saúde.

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Oficinas Pedagógicas já realizadas

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