Como organizar Oficinas Pedagógicas?

Oficina realizada em Eusébio-CE - Escola de Educação Profissional Eusébio de Queiroz, dezembro de 2015. Leia a reportagem.

Desde 2013, nós da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) temos vivenciado uma experiência fundamental para nós: as Oficinas Pedagógicas. Este espaço tem se firmado para a equipe olímpica como lugar privilegiado para se pensar novos modelos educacionais em conjunto com professores de todo o país. É nosso compromisso estimular novas formas de se trabalhar questões sobre Saúde e Meio Ambiente em sala de aula e, fundamentalmente, debater sua transversalidade no contexto escolar.

Objetivo Geral

Realizar oficinas pedagógicas voltadas para a formação continuada de professores. Além disso, promover a abordagem no ambiente escolar dos problemas de saúde e ambiente que acometem as comunidades em que cada escola está inserida, com especial atenção às doenças conhecidas como negligenciadas, aquelas provocadas por agentes infecciosos ou parasitas e endêmicas de regiões pobres do planeta.

Objetivos Específicos

Incentivar o desenvolvimento de trabalhos nas linguagens de audiovisual, produção textual e elaboração de projeto de ciências com o foco nas temáticas: educação/saúde/meio ambiente; dialogar sobre os múltiplos discursos e práticas pedagógicas de diferentes cotidianos escolares; divulgar os trabalhos selecionados como destaque nas outras edições da Obsma; apresentar recursos bibliográficos e de mídia para uso em sala de aula.

Resultados Esperados

Desenvolvimento de práticas pedagógicas e científicas voltadas para a melhoria de vida das comunidades e territórios onde se localizam as escolas; capacitação de professores da educação básica, estimulando a reflexão, discussão e aprofundamento dos temas saúde/meio ambiente na elaboração de trabalhos desenvolvidos no dia a dia de sua prática docente; participação de professores e alunos em ações que busquem a promoção da saúde, a conservação e a preservação ambiental; incentivar professores e alunos a desenvolverem projetos de saúde e meio ambiente no espaço da escola em interação com a(s) comunidade(s).

 

As Oficinas só são possíveis quando temos parceiros públicos locais. Se você é membro de algum grupo social organizado sem fins lucrativos, gestor público ou professor, entre em contato conosco pelos e-mails olimpiada@fiocruz.br e olimpiada.saude.meioambiente@gmail.com ou pelo telefone (21) 2560-8259 para planejarmos juntos Oficinas Pedagógicas para sua cidade ou região.

 

Clique aqui e acesse nosso documento base. (versão 2015)