Programa voltado a futuros produtores culturais abre inscrições em março

Fonte: Casa de Oswaldo Cruz

Estudantes do Pró-Cultural durante atividade no Museu Nacional. Foto: Janaína Maximiano/Museu da Vida.

Uma das ações da Fiocruz voltadas aos jovens, o Programa de Iniciação à Produção Cultural, o Pró-Cultural, inicia processo seletivo depois do Carnaval. O objetivo do programa coordenado pelo Museu da Vida é preencher as 25 vagas oferecidas pela iniciativa de educação não formal dirigida a estudantes entre 16 e 19 anos. Para participar, o candidato deve estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas da rede pública próximas ao campus da Fiocruz, em Manguinhos. A inscrição começa no próximo dia 6 de março.

“O trabalho educativo com a juventude de Manguinhos e Maré traz um sopro de frescor e entusiasmo ao Museu da Vida”, afirmou Hilda Gomes, coordenadora do Serviço de Educação em Ciências e Saúde (Seducs).

As atividades serão desenvolvidas de abril a novembro. Segundo a coordenadora, o Pró-Cultural tem o objetivo de dar voz aos jovens em debates sobre temas da atualidade, como justiça social, racismo, violência contra a mulher, determinantes sociais da saúde, diversidade cultural, panorama político do Brasil, conceito ampliado de saúde, reforma do ensino médio, escola sem partido, entre outros. Durante o programa, também são feitas visitas a museus e centros culturais; há ainda o estágio, que oferece oportunidade de imersão na produção cultural.

As “novas experiências são sempre importantes para o crescimento, e conhecer o trabalho realizado na Fiocruz nos campos da saúde, educação e cultura é fundamental para perceber a importância da instituição neste território”, afirmou a a coordenadora sobre o Programa.

Para participar do Pró-Cultural, o interessado deve apresentar documento de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e declaração da escola em que está cursando o ensino médio. No processo seletivo, o estudante também fará uma redação, participará de dinâmica e de uma entrevista, etapas que serão feitas em datas posteriores.

A inscrição começa no dia 6 e prossegue até 17 de março, das 9h30 às 12h, e das 13h às 16h, na sede do Museu da Vida. O endereço é avenida Brasil, nº 4365, Manguinhos. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 3865-2130 e (21) 3865-2102, ou no site do Museu da Vida.

 

  • fev 21 2017