Reunião Regional da SBPC no Cariri foi sucesso de público. A participação da Obsma também!

Por Anna Carolina Düppre, assessoria de comunicação. Fotos: divulgação Obsma

Inez Sodré, da Coordenação Nacional da Obsma, realiza quiz sobre Oswaldo Cruz na SBPC Jovem

De 02 a 06 de maio de 2017, a cidade do Crato, no Ceará, recebeu a Reunião Regional da SBPC, um evento de divulgação científica realizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, aberto e gratuito para toda a comunidade.

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), projeto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), marcou presença no campus da Universidade Regional do Cariri (Urca), local do evento, oferecendo atividades de minicurso e na SBPC Jovem.

A presidente da SBPC Helena Nader considera que a Reunião Regional, cuja temática central foi “Território, Biodiversidade, Cultura, Ciência e Desenvolvimento”, tenha sido um grande sucesso:

“O público superou as nossas expectativas. Além de todas as sessões lotadas, os participantes colaboraram com questões que enriqueceram muito os debates. A qualidade das palestras, assim como da audiência, demonstram que a SBPC, de fato, deve estar cada vez mais presente no interior do país. Esse foi o primeiro evento que congregou todas as universidades e instituições de ensino superior da região. A gente espera que isso continue”, disse ela ao Jornal da Ciência.

Cristina Araripe, coordenadora nacional da Olimpíada, também observa que a população e as escolas de educação básica se envolveram bastante nas atividades. "Foi uma das experiências mais intéressantes que a equipe da Olimpíada já teve no Nordeste", avalia.

A SBPC calcula que mais de 7 mil pessoas tenham passado pelo evento, sendo a maioria delas da comunidade local.

 

Minicurso

Participantes do minicurso produzem vídeos com o celular

No dia 03, a equipe da Coordenação Nacional e o coordenador adjunto da Regional Nordeste I da Obsma Luis Fernando Pessoa, da Fiocruz Ceará, apresentaram o minicurso "Saúde, meio ambiente e educação: práticas pedagógicas e questões transdisciplinares", destinado a professores e profissionais da educação básica.

Cristina Araripe, Inez Sodré e Thatiana Victoria Machado foram as ministrantes da atividade, que reuniu 28 profissionais da educação entre professores, graduandos e licenciandos.

A aula também contou com o exercício “Minuto Lumière”, no qual, a partir de filmes gravados com o celular, os participantes eram convidados a refletir sobre as escolhas que fizeram ao usarem a câmera e captarem imagens.

De acordo com Cristina, o minicurso lotado demonstra o quanto estes profissionais se interessaram pela discussão e o potencial mobilizador das temáticas de saúde e meio ambiente na educação. 

Confira as fotos do minicurso

 

Obsma e Oswaldo Inspira na SBPC Jovem

A equipe participou também, nos dias 04 e 05, da SBPC Jovem e Mirim – feira de ciências que ocorre paralelamente às reuniões da SBPC oferecendo atividades para despertar o interesse dos jovens por ciência, tecnologia e inovação.

Nossa proposta por lá foi fazer um jogo de perguntas e respostas com o público, um quiz, que desenvolvemos a partir do projeto Oswaldo Inspira, homenagem do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz ao centenário de morte do cientista.

Conheça o Oswaldo Inspira

Ele é resultado de uma cuidadosa pesquisa do Instituto sobre a trajetória, os hábitos e o trabalho do médico que combateu importantes doenças de sua época.

Os estudantes que participaram da atividade prestavam extrema atenção à história narrada antes de começarem a ser feitas as perguntas. Inez e Thatiana, que comandaram o quiz, ficaram muito satisfeitas com o retorno positivo do público:

“Eles foram super participativos, formavam um grupo maior do que nossas cadeiras permitiam e muitos ficavam em volta, de pé, para ouvir a história de Oswaldo Cruz”, contaram as duas.

A Obsma já planeja novas atividades para este ano, incluindo a Reunião Anual da SBPC em Belo Horizonte-MG em julho. "Esperamos receber um bom número de inscritos no minicurso em Belo Horizonte. A Fiocruz estará presente na SBPC Jovem e a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente pretende aproveitar este momento para iniciar uma ampla divulgação da 9ª edição", prevê a coordenadora. 

 Três mil alunos de 80 escolas públicas e particulares da região visitaram a SBPC Jovem e Mirim, segundo a organização.

Confira as fotos da Obsma na SBPC Jovem

 

Visitante ilustre

Uma grata surpresa foi termos recebido a visita do professor Luciano Siebra, coordenador pedagógico da Escola Estadual Dona Carlota Távora, de Araripe-CE, que já levou para casa duas premiações da Obsma representando a Regional Nordeste I.

Na 5ª edição (2010), foi premiado na modalidade Produção de Texto com o cordel “Alerta à humanidade”, escrito por seu aluno do Ensino Médio; em 2012, na modalidade Projeto de Ciências, o prêmio na 6ª Obsma foi para o trabalho “Ovitrampa: uma alternativa sustentável para o monitoramento e controle do Aedes Aegypti”, que foi desenvolvido com a turma, também na modalidade Ensino Médio.

O professor ficou entusiasmado com nossa presença no Cariri e prometeu voltar com tudo para a 9ª edição, que será lançada este ano, porque deseja ser novamente um dos vencedores.

Boa sorte, professor! Te aguardamos na 9ª Obsma!

 

  • mai 11 2017