Oficinas Obsma: São Miguel do Gostoso-RN sediou atividades para estudantes e educadores

Por Anna Carolina Düppre, jornalista colaboradora. Fotos: divulgação Obsma.

As oficinas pedagógicas da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fundação Oswaldo Cruz (Obsma/Fiocruz) estiveram, no final do mês de novembro, no município de São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte. Durante os dias 26 e 27, a Obsma realizou oficinas e outras atividades com educadores e alunos da região no Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Izabel Neri (Iasnin) e no Centro de Cultura de Gostoso.

Cerca de 230 estudantes da Escola Municipal Ana Ribeiro (6º e 7º anos), Escola Municipal Coronel Zuza Torres (Ensino de Jovens e Adultos) e Assentamento Novo Horizonte estiveram presentes na atividade Alunos em Ação participando de discussões sobre profissões e carreiras científicas, exibição de filmes e vídeos da série Profissão Cientista produzidos pelo Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia/Fiocruz seguidos de bate-papo, com mediação da assistente de gestão da Olimpíada Thatiana Machado, mestranda em filosofia (UFRJ)

À frente das oficinas que trataram sobre as modalidades produção audiovisual e produção de texto estavam as professoras convidadas da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) Veronica Soares, professora de artes visuais vinculada ao Labform/EPSJV, e Ana Lúcia Soutto Mayor, pesquisadora do Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (LIC-Provoc/Fiocruz). Colaborou também Buca Dantas, do Núcleo Audiovisual da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte.

A coordenadora executiva e pedagógica da Obsma, Inez Sodré, acompanhou as oficinas e apresentou às turmas o projeto da Olimpíada. 

Zulma Medeiros, coordenadora da Regional Nordeste I, foi convidada para ministrar a oficina sobre projeto de ciências, destacando os eixos saúde e meio ambiente. Ao todo, 71 participantes entre professores da rede municipal e profissionais das secretarias de Saúde e Educação de São Miguel do Gostoso estiveram nos encontros.

As oficinas pedagógicas da Obsma em São Miguel do Gostoso tiveram apoio da Secretaria Municipal de Educação. São realizadas em diversas regiões do Brasil com o apoio do CNPq e Capes/Mec.

 

Confira algumas fotos das oficinas em São Miguel do Gostoso. O álbum completo está em nossa página no Facebook.
Clique nas imagens se quiser ampliá-las:

 

Galeria de Fotos: 
  • dez 8 2015