Atividades da Semana da Água movimentam Espaço Ciência em Olinda-PE

Fonte: Espaço Ciência

Semana da agua-07

De 20 a 24 de março, a água é protagonista no Espaço Ciência. Durante a Semana da Água, os visitantes terão oportunidade de participar de mais de 25 atividades, dentre oficinas, apresentação teatral, exposições temáticas, e outras. “É um período em que recebemos mais de mil visitantes por dia. Em 2016, por exemplo, foram 3.644 visitantes durante três dias”, diz a gerente de Visitas do Espaço Ciência, Claudiane Santos.

Por conta dessa demanda, nesse período, as visitas precisam ser agendadas, seja no Espaço Ciência, pelo telefone 3241-3226, ou pelo site da APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima). >> Acesse aqui

O evento está sendo realizado com apoio de vários parceiros. Além da APAC, o Espaço Ciência conta com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação; CPRH (Agência Pernambucana de Meio Ambiente); Secretaria de Saúde do Recife; Secretaria Estadual de Educação; e Coca Cola.

A CPRH, por exemplo, traz ao Espaço Ciência o espetáculo “Água, e eu com isso?”, que será encenado no dia 21 e 22, às 11 horas, no auditório do Museu; e a atividade Circuito Ambiental com o projeto Defensores do Meio Ambiente, que acontece no dia 20, pela manhã e pela tarde.

Já a Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Recife traz a peça de teatro “As Dengosas”, sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti; teatro de fantoches sobre a preservação da água; exposições sobre armazenamento de água e sobre a Declaração Universal da Água; mostra de maquetes sobre o ciclo e tratamento de água; atividades lúdicas com trilha e pintura; e o Laboratório de Entomologia, com exposição sobre o Aedes Aegypti.

O Espaço Ciência oferece aos visitantes sete oficinas diferentes:

  • Descontaminando a água”, que propõe um método de tratamento de água com substâncias de baixo custo;
  • Erosão hídrica do solo”, na qual serão simuladas diferentes situações que ocorrem no solo encharcado;
  • Quando a chuva cair”, em que o visitante, além de saber mais sobre Estação Meteorológica, aprenderá a fazer um pluviômetro educativo;
  • Água: da drenagem a fonte de energia”, que trabalha processos de reutilização da água;
  • Tratamento de águas residuais domésticas”, que apresenta uma alternativa acessível e de baixo custo para o reaproveitamento de águas residuais;
  • Sistema de captação de água de chuva”, que propõe algumas alternativas para captar e utilizar água da chuva; e
  • Microscópio”, em que os visitantes aprenderão sobre montagem e funcionamento de um microscópio caseiro.
Clique na imagem para ampliar

Além das oficinas, outras atividades acontecem no Museu. É o caso do esquete teatral “Tudo num copo d’água”, que mostra vários experimentos científicos que podem ser realizados apenas com um copo de água.  Os visitantes também poderão conhecer os planetas do sistema solar e discutir sobre a busca de água em outros planetas; construir um foguete que utiliza água para propulsão; ou entender como  funciona um carro movido a água.

Duas exposições estarão à mostra. “Água um recurso vital”, do fotógrafo francês Yann Arthus Bertrand, exibe imagens envolventes sobre os impactos que a escassez de água gera no planeta. Já a exposição “Água Rara” aborda assuntos como a raridade da água pura, manejo  sustentável da água nas áreas semiáridas, importância do tratamento de efluentes e uso racional da água.

Local

O Espaço Ciência fica no Parque Memorial Arcoverde, Parque 2, sem número - Complexo de Salgadinho, Olinda-PE.

Mais informações no link "Contato" do site www.espacociencia.pe.gov.br.

 

  • mar 16 2017