Unesco e Brasil lançam vídeos sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para crianças

Fonte: Nações Unidas

Como falar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para crianças? A partir desta quinta-feira (13), os educadores do ensino fundamental de todo o país terão à disposição oito vídeos explicando o que são nove dos 17 ODS.

Em cada um dos vídeos, a explicação é apresentada por crianças. Também estará disponível a publicação “Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — Objetivos de Aprendizagem”, sobre os todos os ODS. A ideia é aumentar a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Educadores do ensino fundamental de todo o país terão à disposição oito vídeos explicando o que são nove dos 17 ODS. Foto: EBCEducadores do ensino fundamental de todo o país terão à disposição oito vídeos explicando o que são nove dos 17 ODS. Foto: EBC

Como falar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para crianças? A partir desta quinta-feira (13), os educadores do ensino fundamental de todo o país terão à disposição oito vídeos explicando o que são nove dos 17 ODS.

Em cada um dos vídeos, a explicação é apresentada por crianças. Também estará disponível a publicação “Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Objetivos de Aprendizagem”, sobre os todos os ODS. A ideia é aumentar a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

A iniciativa é da representação da UNESCO no Brasil, em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério do Meio Ambiente, no âmbito do marco internacional dos ODS e da Agenda da Educação 2030, compromissos assumidos por diversos países em 2015, entre eles o Brasil.

A série de vídeos e a publicação serão lançadas nesta quinta-feira na cidade de Manaus, Amazonas, com a presença de crianças, educadores e gestores de educação.

O material está disponível gratuitamente no site e no canal da UNESCO no Brasil no YouTube, em bitly.com/videos_eds, nas versões em português, espanhol e inglês. Também farão parte da 8ª Mostra do Circuito Tela Verde, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, que acontecerá em todos os estados brasileiros.

 

Para crianças

A ideia de identificar as metas dos ODS relacionados com a Educação Ambiental do Brasil e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO surgiu em 2016, quando especialistas da UNESCO no Brasil, do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação sentiram falta de material audiovisual para crianças de 7 a 11 anos que tratasse dos temas dos ODS.

Foram então selecionados nove dos 17 ODS, cujas temáticas são passíveis de serem usadas na sensibilização de crianças na faixa etária dos 7 aos 11 anos e, ao mesmo tempo, de seus respectivos professores.

 

Publicação

“Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Objetivos de Aprendizagem” é uma tradução de edição produzida pela UNESCO como material de apoio para os professores e gestores da educação. O objetivo é oferecer um guia para profissionais da educação sobre o uso da Educação para o Desenvolvimento Sustentável na aprendizagem para os ODS e, consequentemente, contribuir para a sua realização.

O guia identifica objetivos de aprendizagem indicativos e sugere temas e atividades de aprendizagem para cada ODS. Ele também apresenta métodos de implementação em diferentes níveis, desde a formulação de cursos até estratégias nacionais, oferecendo orientações e sugestões de como os educadores podem adaptar conteúdos a contextos de aprendizagem concretos.

Há um crescente reconhecimento internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável como integrante de uma educação de qualidade e um elemento-chave para o desenvolvimento sustentável. Trata-se de incluir questões de desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem, tais como as alterações climáticas, cuidados com a saúde e a alimentação, a biodiversidade, além do desenvolvimento de uma cultura inclusiva de respeito aos direitos humanos e à diversidade.

Ao se discutir essas questões, os indivíduos são estimulados a serem atores responsáveis, que ao resolverem os desafios respeitam a diversidade cultural e contribuem para a criação de um mundo mais sustentável.

Tanto os vídeos, quanto a publicação, fazem parte de uma série de recursos que a UNESCO no Brasil lançará nos próximos anos sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável para professores e comunidade escolar.

 

 

  • jul 13 2017