‘Vacina pra quê?’ é tema do Sala de Convidados, do Canal Saúde. Assista online

Fonte: Canal Saúde

Foto: Raquel Portugal/Fiocruz Imagens

Parece difícil de acreditar, mas ainda há quem duvide da eficácia das vacinas. No Brasil, somos imunizados para diversas doenças pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde que nascemos e a maioria está acostumada a isso. Mas movimentos antivacina, que vêm crescendo no mundo, também estão chegando ao país, causando o risco de ter de volta doenças que já não circulavam por aqui. 

 
Esses movimentos voltaram a ganhar destaque com uma recente explosão de casos de sarampo na Europa, que atingiu Itália, Alemanha e Portugal. Suas ideias, que vão de motivações filosóficas a informações médicas incorretamente embasadas, costumam ser disseminadas em redes sociais. No Brasil, o Ministério da Saúde começou a perceber o avanço do problema observando, por exemplo, uma preocupante redução no atingimento da meta de cobertura da vacina tríplice-viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. No ano passado, apenas 76,7% do público-alvo da vacina foi imunizado.
 
Por isso, o Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - via Bio-Manguinhos - a Pastoral da Criança, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Instituto Butantan e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), está promovendo uma campanha de esclarecimento sobre a importância da vacinação. 
 
Nesse espírito o Sala de Convidados desta terça-feira (18) vai buscar responder da melhor forma possível à pergunta “Vacina para quê?”. O programa, que vai ao ar no Canal Saúde, ao vivo, às 11h, vai explicar como funcionam as vacinas no nosso organismo e esclarecer o que é mito e o que é verdade quando o assunto é vacinação.
 
Os convidados são o consultor científico de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Reinaldo Menezes; e a pesquisadora do Laboratório de Esquistossomose Experimental do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e responsável pelo estudo da vacina Sm14, desenvolvida e patenteada pelo IOC, Miriam Tendler. Não perca e participe! 

Clique aqui para assistir

 

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, apresentado por Renato Farias, inédito toda terça-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 81 22, pela fan page do Canal Saúde, pelo e-mail canal@fiocruz.br e pelo chat (apenas durante o programa) no site da TV. 
 
Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690).
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na página principal em Web TV (acessível por computadores e dispositivos móveis).

www.canalsaude.fiocruz.br     facebook.com/canalsaudeoficial     twitter.com/canalsaude
 
 
Mais informações:
Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz 
Assessoria de Comunicação
– Gabriel Cavalcanti
gabrielcfonseca@gmail.com - 55 21 3194-7743
 
Coordenação: Ana Cristina Figueira

 

  • jul 25 2017